A compra, venda, locação ou financiamento de um imóvel envolve decisões financeiras significativas. Para garantir que essas decisões sejam seguras e fundamentadas de acordo com a prática de mercado, os laudos de avaliação de imóveis desempenham um papel essencial.
Eles fornecem uma análise detalhada do valor atual de mercado do imóvel, considerando diversos fatores técnicos e mercadológicos e de acordo com a Normas Técnicas Brasileira da ABNT, a NBR 14653-2 ( imóveis urbanos) e NBR 14653-3 (imóveis rurais), que podem embasar decisões. Entender a importância desses laudos ajuda os interessados, proprietários, locatários, compradores, investidores e profissionais do setor imobiliário a evitar riscos e tomar decisões mais assertivas.
Um laudo de avaliação é um documento técnico elaborado por um profissional qualificado, um engenheiro ou arquiteto, que apura e indica o valor de mercado de um imóvel, seguindo as diretrizes existentes na Norma Técnica Brasileira que versa sobre a avaliação de bens imóveis. Esse documento considera aspectos como localização, estado de conservação, tamanho, características construtivas, infraestrutura local e tendências do mercado imobiliário.
O laudo não apenas aponta o valor monetário, mas também descreve as condições físicas do imóvel, possíveis riscos e limitações legais. Isso torna o documento uma ferramenta confiável para diversas finalidades, como compra, venda, locação, desapropriação, financiamento bancário, inventário, partilha de bens e até mesmo para fins judiciais.
Segurança nas Transações Imobiliárias
Sem um laudo de avaliação, compradores e vendedores podem basear suas decisões em valores subjetivos, em aspectos emocionais de apego ao bem, informações incompletas e sem cunho técnico. Isso pode levar a prejuízos financeiros, como pagar mais do que o imóvel realmente vale ou vender por um preço abaixo do mercado.
O laudo oferece uma base objetiva e técnica, evitando negociações desequilibradas.
Por exemplo, em uma compra financiada, o banco exige o laudo para garantir que o valor do imóvel cobre o valor do empréstimo concedido, neste caso ele nomeia um perito avaliador atrelado ao Banco para realizar tal avaliação mas você interessado também pode contratar um avaliador para questionar o valor apurado com embasamento técnico.
A obtenção prévia de um laudo de avaliação imobiliário pode evitar demandas judiciais em casos de ação revisional de aluguéis ou ação renovatória, uma vez que tais ações pretendem apurar o valor de mercado do imóvel objeto do litígio e assim o juiz nomeia um perito avaliador para realizar tal trabalho. Um laudo de avaliação de imóveis pode evitar o início de um litígio e assim, de forma ponderada, as partes podem conciliar acerca do valor locatício daquele bem, sem dispor de gastos com custas judiciais, advogado e honorários do perito que é pago pela parte, se esta não for beneficiária de justiça gratuita.
Assim, são inúmeras a vantagens de se obter um laudo de avaliação imobiliária para a tomada de decisão que podem ser resumidas em:
Como é Elaborado um Laudo de Avaliação
1.Inspeção Técnica
2.Análise de Mercado
A metodologia que aplicamos é a inferência estatística pelo método comparativo direto.
3.Cálculo do Valor
4.Emissão do Laudo com ART
O laudo é redigido com linguagem clara e objetiva, incluindo fotos, tabelas e gráficos que demonstram as justificativas para o valor atribuído. O documento é assinado pelo profissional responsável com emissão de ART, garantindo sua validade técnica e legal.
Compra e Venda: Um comprador interessado em um apartamento em São Paulo solicitou um laudo para confirmar se o preço pedido estava compatível com o mercado. O laudo indicou que o valor estava acima do mercado em 15%, o que permitiu ao comprador negociar um preço mais justo.
Financiamento Bancário: Um banco recusou liberar crédito para um imóvel sem laudo, pois precisava garantir que o valor do imóvel cobria o valor do empréstimo. Após a apresentação do laudo, o financiamento foi aprovado.
Inventário: Em um processo de partilha de bens, o laudo ajudou a definir o valor do imóvel para que os herdeiros pudessem dividir os bens de forma justa, evitando disputas judiciais.
Desapropriação ou Servidão: Apurar o valor da área desapropriada (total ou parcial) e constatar se o valor ofertado como indenização pelo ente desapropriante é adequado. Mesma sistemática de avaliação para a área servienda.
IPTU: Contestar a área ou o valor atribuído no carnê do IPTU, uma vez que a Prefeitura local pode colocar metragem de área construída ou valor superior ao real, portanto, um laudo de avaliação embasará o procedimento para correções.
Conhecer o valor real do imóvel ajuda a definir preços adequados para venda ou aluguel.
Evita a perda de dinheiro na venda de um imóvel por desconhecimento do valor dele no mercado.
Auxilia na tomada de decisão do valor adequado para a venda de um imóvel para que este realmente seja comercializado
Facilita negociações com compradores e instituições financeiras.
Auxilia no planejamento patrimonial e fiscal.
Evita aceitar preços acima do que o imóvel realmente vale.
Garante que o imóvel está avaliado conforme o mercado imobiliário naquela data.
Pode contribuir na aprovação de financiamentos.
Laudo de avaliação imobiliária detalha características e condições do imóvel, comparando-o com o mercado.
Avaliação de unidade em apartamento para fins de locação ou compra/venda
Avaliação de imóvel rural com ou sem edificação
Avaliação de terreno urbano
Avaliação de mercado do valor da vaga de garagem
Avaliação de valor locatício para negociação em ação revisional ou renovatória ou para evitar um litígio.
O Engenheiro civil nomeado como perito judicial atua como um profissional de confiança do Poder Judiciário, responsável por realizar análises técnicas, aplicar metodologias reconhecidas nas normas técnicas e emitir pareceres imparciais em processos que envolvem questões de engenharia. Sua principal função é avaliar, vistoriar e emitir laudos técnicos que auxiliem o juiz na compreensão de aspectos construtivos, estruturais ou de valor de imóveis. Atua como um auxiliar do Poder Judiciário.
O Engenheiro civil como assistente da perícia judicial é o profissional indicado por uma das partes envolvidas em um processo judicial para acompanhar e analisar os trabalhos realizados pelo perito nomeado pelo Juiz, sua atuação como assistente técnico é fundamental em avaliações imobiliárias, pois ele aplica seus conhecimentos técnicos para verificar o valor de mercado de um imóvel, conferir metodologias utilizadas, elaborar pareceres e apresentar eventuais divergências de forma técnica e fundamentada.